Historial de Projetos (2010-2014)

PLATAFORMA ACÇÃO-REAÇÃO

O que é? Plataforma de serviço interativo, voluntário e gratuito entre estudantes, quer seja na área dos estudos ou outra (boleia, tradução, transportes de algo partido, ajuda a encontrar casa ou algum local, etc). Objetivo? Tem como objetivo promover uma ajuda mútua de uma forma organizada e justa, em que o resultado final é a aplicação do conceito Win-Win dentro das possibilidades dos estudantes. Quando? A decorrer – Ano letivo 2014/2015.

+ Info

VAI UM CAFÉ E DOIS DEDOS DE CONVERSA?

O que é? Conjunto de sessões dirigidas a um grupo de reclusos,tendo os Direitos Humanos como mote. As sessões decorrem num ambiente informal, e são baseadas em princípios de educação não formal. Objetivo? Pretendemos trabalhar em duas frentes: os reclusos, dando-lhes conhecimentos e ferramentas, e com as experiências que os mesmos nos proporcionaram, lutar pela mudança de mentalidade no exterior. Quando? A primeira edição decorreu entre 22 de Maio de 2014 e 26 de Junho de 2014 no Estabelecimento Prisional de Coimbra. O projeto resultou também na  Exposição “(Des)prender Sentidos” que decorreu de 25 de Novembro de 2014 a 10 de Dezembro de 2014 na Sala Branca do TAGV.

TERTÚLIAS

O que é? Um espaço intimista de discussão, informação e partilha, aberto a todos. Objectivo? Fazer Coimbra, sobretudo os estudantes, reflectir acerca das temáticas actuais dos Direitos Humanos. Quando? Todos os meses.

Fotos

NEWSLETTER

O que é? publicação textual e gráfica, em formato digital (e-mail), com artigos de opinião consequentes de eventos/notícias decorrentes do mês transacto, relativos a Direitos Humanos, e com divulgação acerca de projectos passados e futuros da Secção e dos seus parceiros. Objectivo? Divulgar a causa dos Direitos Humanos num formato que chega directamente aos jovens do ensino superior. Quando? Todos os meses.

… formato antigo

QUEIMA DAS FITAS

O que é? Uma campanha de sensibilização dinâmica e um conjunto de jogos interactivos, com oferta de brindes. Objectivo? Sensibilizar os estudantes para os comportamentos de risco a evitar e dar a conhecer algumas das temáticas e realidades dos Direitos Humanos. Quando? Anualmente, em Maio, durante a Queima das Fitas.

Fotos | + info

ENCONTRO NACIONAL UNIVERSITÁRIO DE DIREITOS HUMANOS

O que é? Consiste em actividades com vista a partilhar experiências e conhecimentos entre os participantes, fomentando assim a construção de uma rede de contactos e trabalho na área dos Direitos Humanos ao nível do Ensino Superior. Objetivo? Pretende incentivar o diálogo e cooperação entre os estudantes do Ensino Superior que se interessam pela promoção e protecção dos Direitos Humanos. Público-Alvo? Destinado a todos os estudantes do Ensino Superior (universitário e politécnico).Quando? Realizou se em Coimbra, nos dias 12,13 e 14 de Abril de 2013.

+ Info

POSTAIS

O que é? publicação gráfica, em formato postal, com uma frase e imagem relacionadas com Direitos Humanos que apelam à reflexão dos jovens do Ensino Superior; e com eventos e contactos da SDDH AAC a fim de a publicitar. Objectivo? Com estes postais pretende-se cativar o público-alvo, de uma forma mais original e apelativa, para participar em iniciativas relacionadas com os Direitos Humanos e para vir conhecer e/ou colaborar com a Secção. Quando? Trimestralmente, durante todo o ano lectivo.

+ info

DIREITOS HUMANOS @LIVE

O que é? Uma rubrica audiovisual, desenvolvida em parceria com a Secção de Televisão da AAC, que consiste na realização de entrevistas aleatórias na rua. Objectivo? Perceber e dar a conhecer o que os estudantes sabem acerca dos Direitos Humanos. Quando? Todos os meses.

+ info | canal youtube

MICROCRÉDITO

O que é? Este projeto, já terminado consistiu numa campanha de sensibilização acerca do microcrédito com o objetivo a informar os membros da SDDH/AAC e os estudantes da UC do que é esta “nova, simples e eficaz” forma de ajudar a combater a pobreza, capacitando as pessoas que nela vivem. Quando?Esta campanha culminou na realização de uma palestra acerca deste tema que se realizou dia 15 de Maio de 2013 na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

IMAGENS À MARGEM

O que é? Uma exposição fotográfica que resulta da implementação de um projeto da Amnistia Internacional Portugal (AI-P) e da Plataforma de Ação Fotográfica, em colaboração com a Casa do Povo de Fermentões (Guimarães). Objectivo? Trazer a Coimbra um exemplo de como, utilizando a fotografia participativa, se pode promover a participação das populações carenciadas, incentiva-as à identificação e procura de soluções para os seus problemas. Quando? 10 a 15 de Dezembro de 2012.

Fotos | + info

A BRASILIDADE NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA – CRIANDO PONTES

O que é? Uma conferência co-organizada com Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros (APEB – Coimbra) acerca dos direitos e dos variados problemas associados à vida académica dos estudantes e pesquisadores brasileiros em Portugal. Objectivo? Fomentar a discussão acerca desta temática assim como promover o encontro e interacção entre todos os descendentes da Lusofonia a nível cultural. Quando? 19 de Outubro de 2012.

Fotos | + info

VIOLÊNCIA SEXUAL COMO INSTRUMENTO DE GUERRA

O que é? Uma campanha constituída por um debate e sucessivas intervenções teatrais de rua, em parceiria com uma estudante de Erasmus, Sofia Poppi, mestranda na área. Objectivo? Sensiblizar e informar os estudantes para a violação sexual que é cometida durante e em nome da guerra e as suas consequências. Quando? Primeiro semestre do ano 2011.

Fotos

 

OUTRAS ACTIVIDADES/PARTICIPAÇÕES

DIA EUROPEU DOS ADVOGADOS 2014

O que é?  No âmbito das Comemorações do Dia Europeu dos Advogados subordinadas ao tema “Segredo Profissional e Vigilância Electrónica em Massa” , a Ordem dos Advogados promoveu as Jornadas “A protecção de dados individuais no âmbito da investigação criminal”. Objetivo? Debater esta temática atual e que em muito pode afectar os Direitos, Liberdades e Garantias dos cidadãos. Quando? Decorreu dia 5 de Dezembro de 2014, no Auditório do CDC em Coimbra.

+ info | Fotos

ODM NA CIDADE

O que é? Uma plataforma que dinamiza um conjunto de iniciativas relativas aos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM). Objectivo? Sensibilizar a população coimbrã para a necessidade atingirmos os 8 ODM, sobretudo o 1º – erradicar a pobreza extrema. Quando? Anualmente, em Outubro, de 2010 a 2015.

Fotos | + info

PATH

O que é? Uma plataforma anti-transfobia e homofobia que desenvolve um conjunto de iniciativas de luta contra o preconceito baseado na orientação sexual e identidade de género. Objectivo? Mudar mentalidades, acabar com a discriminação e garantir direitos iguais para as pessoas LGBT. Quando? Durante todo o ano.

Fotos | + info | site

des.LIGA

O que é? Um projecto do Núcleo da Região Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro (NRC.LPCC), o qual pretende criar departamentos de educação para a saúde e prevenção do cancro no ensino superior em diversas entidades académicas e/ou instituições de ensino superior da região centro do país. A SDDH/AAC integrou a actual equipa de actuação em Novembro de 2012, marcando presença em todas as reuniões convocadas desde então, assim como participado nas variadas tarefas propostas no âmbito das actividades planeadas. Objectivo: Pretende-se promover a adopção de comportamentos de saúde, actuar ao nível da prevenção primária e secundária do cancro, potenciar a formação em oncologia junto da comunidade estudantil e a angariação de fundos para dar suporte às actividades desenvolvidas pela LPCC. Quando? Anualmente.

+ info

FEIRA DO LIVRO USADO

O que é? Uma feira organizada pela Saúde em Português, que tem como objectivo recolher e vender livros usados para angariação de fundos. A SDDH/AAC apoiou o evento contribuindo com livros e ajudando na sua divulgação e promoção. Objectivo? Construir um Banco de Medicamentos (estrutura de armazenamento/acondicionamento de medicamentos para apoiar a população mais carenciada em Portugal e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Quando? 10 a 22 de Abril de 2012.

+ info

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

O que é? Pós-graduação desenvolvida pelo Centro de Direitos Humanos (Ius Gentium Conimbrigae – IGC) da Faculdade de Direitos da Universidade de Coimbra, a qual a SDDH/AAC ajuda a divulgar e promover junto da sua rede de contactos, assim como participar numa das aulas ministradas durante o curso, mostrando o seu trabalho. Objectivo? Capacitar os estudantes que queiram seguir carreira profissional na área dos Direitos Humanos. Quando? Anualmente, segundo semestre.

+ info

CICLO DE CONFERÊNCIAS

O que é? Um ciclo de variadas conferências que retratam diversos assuntos interessantes, tanto ao nível da Cultura como dos Direitos dos Estudantes, em particular dos estudantes e pesquisadores brasileiros em Coimbra. Desenvolvido pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros (APEB).  Objectivo? Promover momentos de debate, partilha e informação entre os estudantes. Quando? Ao longo do ano lectivo 2011/12.

Fotos | + info

GINCANA “No papel de Mulher e Mãe”

O que é? Um conjunto de dinâmicas, que representam as mais comuns tarefas diárias da mulher/mãe, a realizar por homens voluntários que são desafiados nas ruas de Coimbra, no Dia do Pai. Desenvolvida pela Associação de Defesa e Apoio à Vida (Coimbra). Objectivo? Sensibilizar/consciencializar o homem para a sobrecarga de tarefas tradicionalmente desempenhadas pela mulher/mãe no dia-a-dia. Quando? Dia 19 de Março de 2012.

Fotos | + info

ODM CAMPUS CHALLANGE

O que é? Um concurso nacional com várias etapas e actividades relacionadas com os ODM, desenvolvido para estudantes universitários e organizado pela Agência ODM. Objectivo? Promover localmente os ODM e capacitar os estudantes de competências e oportunidades concretas. Quando? Primeiro semestre do ano 2011.

Fotos | + info | site

Be the first to comment.

Leave a Reply

*



You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>